PRORURAL + é o Programa para o Desenvolvimento Rural da Região Autónoma dos Açores para o período de programação 2014-2020. Poderá consultar o programa na íntegra em http://proruralmais.azores.gov.pt/Programa.
A ARDE – Associação Regional para o Desenvolvimento é uma pessoa colectiva de direito privado sem fins lucrativos e tem por objecto a promoção do desenvolvimento económico e social dos concelhos da sua área de actuação, através da dinamização de iniciativas próprias e apoio a projectos de promotores locais, em estreita cooperação com entidades de âmbito local, regional, nacional e internacional, segundo uma estratégia de intervenção global e de valorização dos recursos locais.
A Junta de Freguesia de Fajã Baixo adquiriu uma viatura de 9 lugares, ao abrigo do programa PRORURAL+, a fim de continuar a servir o Centro de dia de Idosos da Freguesia, culturais, desportivas e recreativas. Apoiar as forças vivas da Freguesia, nomeadamente a associações de âmbito sociocultural.
Decorreu no dia 14 de Julho de 2015, pelas 18h00, a bênção da nova carrinha Ford Transit de 9 lugares recentemente adquirida pela Junta de Freguesia de Fajã de Baixo através do Programa PRORURAL.
A cerimónia da bênção, por cortesia do Padre Paulo Borges, decorreu no Largo da Igreja de Nª. Senhora dos Anjos, estando presentes todos os membros do Executivo desta Junta de Freguesia, Presidente António Luís Moniz dos Anjos, Secretária Maria da Graça Pacheco Semião e Tesoureiro Pedro da Silva Machado, a Senhora Presidente da Assembleia de Freguesia Ana Liseta Paiva e representantes de todas as Forças Vivas da Freguesia.
Em Agosto de 2014 a Junta de Freguesia de Fajã de Baixo candidatou-se ao Programa PRORURAL para a aquisição de uma Viatura de 9 lugares no âmbito do “ Projecto de Desenvolvimento e Dinamização das Actividades Sociais da Freguesia de Fajã de Baixo”.
Este projecto tem como objectivo essencial o transporte diário de crianças da freguesia para a escola e para o Centro de Ocupação dos Tempos Livres, assim como o transporte de idosos para o Centro de Dia.
O investimento foi apoiado pelo IFAP – Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas no valor de 22.733,17 (vinte e dois mil setecentos e trinta e três euros e dezassete cêntimos), sendo o restante valor suportado pela Junta de Freguesia.
A Freguesia de Fajã de Baixo está de parabéns por esta aquisição que representa uma “mais valia” para os serviços a toda a comunidade.